Oficinas, contação de histórias, cantigas de roda e exibição de filmes são algumas das atividades programadas pelo Museu Casa do Sertão, localizado no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uesf), para comemorar o mês da criança. A partir da próxima segunda-feira (1º) até do dia 16 de outubro, os visitantes poderão apreciar também a tradicional exposição de brinquedos populares que, em 2012, atinge a sexta edição.

Desconhecidos das crianças de hoje, os brinquedos do passado estão expostos na Sala de Artesanato Crispina dos Santos. “Trata-se de um espaço lúdico, onde a imaginação infantil pode ser incentivada”, afirma Cristiana Barbosa, diretora do museu.

Criatividade

A exposição consta de 300 peças do acervo permanente do museu, como pipas, carrinhos de latas e de madeira de diversos tamanhos, bonecas, bolas de gude e de meia, pernas de pau, bruxinhas confeccionadas com sobras de tecido, panelinhas de barro, entre outros. A programação propõe valorizar as brincadeiras de infância, reacendendo um imaginário perdido devido ao fácil acesso aos modernos brinquedos eletrônicos, que dispensam a criatividade e a diversão coletiva e espontânea. “As brincadeiras de roda e os brinquedos artesanais abrigavam uma das mais importantes formas da criatividade nordestina”, destaca Cristiana.

Contato com o Museu Casa do Sertão para marcação de visitas e outras informações pode ser mantido pelo telefone (75) 3161-8099 ou pelos e-mails museucasadosertao@gmail.com agendamentomuseucasadosertao@gmail.com Confira a programação e outras informações sobre o Museu Casa do Sertão no portal da Uefs.