Representantes do poder público, entidades carnavalescas e membros da sociedade civil se reuniram, nesta quarta-feira (17), durante o II Fórum do Carnaval de Salvador, realizado no anfiteatro da Faculdade de Medicina da Ufba (Pelourinho). Com o tema ‘O Carnaval que queremos…’, o evento, promovido pelo Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), com apoio da Bahiatursa, foi dividido em quatro painéis: Fortalecimento do circuito Osmar (Campo Grande); Economia e inclusão sociocultural do Carnaval; Plasticidade e Transmissão do Carnaval.

De acordo com o presidente do ComCar, Pedro Costa, o fórum tem como objetivo principal discutir assuntos que contribuam para a melhoria da maior festa popular do mundo. “A realização do fórum é fundamental, assim como o Carnaval é para todas as categorias envolvidas e para a cidade de Salvador”. Ele disse que foram convidados representantes dos governos municipal e estadual, além de produtores culturais, artistas plásticos, empresários e músicos, para discutir aspectos importantes, como a infraestrutura e inovação dos três circuitos.

Durante o Carnaval 2012, cerca de 500 mil turistas garantiram uma ocupação hoteleira de 94% nos hotéis que fazem parte do circuito da folia, em Salvador. Nos seis dias de festa, foram realizados mais de 90 mil atendimentos a baianos e turistas que buscavam informações sobre programação, endereços e telefones úteis.

Investimentos

As receitas e despesas geradas pelo Carnaval da Bahia foram apresentadas durante o fórum, pelo secretário de Planejamento do Estado, José Sérgio Gabrielli, e o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero. De acordo com Ferrero, este ano, a Bahiatursa investiu R$ 15 milhões em patrocínios, por meio do Consórcio OCP Mago, responsável pela comercialização das cotas do Carnaval da capital baiana.

“Foram quase quatro milhões somente com a contratação de trios e artistas, além da contratação de guias e monitores bilíngues, receptivos turísticos disponíveis em hotéis e terminais de passageiros, e serviços como o Disk Bahia Turismo”, afirma Ferrero.

A Bahiatursa, também apoiou o carnaval do folião pipoca no interior do estado. Foram mais de 26 municípios contemplados, que receberam trios elétricos e atrações como Magary Lord, Mametto, Lazzo Matumbi, Gerônimo, dentre outros.