Com a conferência Reflexões sobre a Prática de Pesquisa, proferida pela professora Maria Helena Wyllie Rodrigues, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nesta sexta-feira (19), foi realizada a parte final da programação do 8º Seminário do Programa de Pós-graduação em Desenho da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento teve como objetivo promover o desenvolvimento da atividade científica de alunos e docentes do programa, bem como proporcionar o intercâmbio de multivariadas áreas do conhecimento.

Segundo a palestrante, a pesquisa é importante para o desenvolvimento de todas as áreas e deve ser praticada desde a graduação. “Estou muito feliz de estar mais uma vez nesta casa e ver estudantes tanto da pós-graduação como da graduação envolvidos com a pesquisa em desenho”, salienta a professora.

Wyllie Rodrigues possui doutorado em educação pela UFRJ e atualmente é colaboradora voluntária nessa mesma universidade. Tem experiência nas linguagens técnicas de representação da forma, atuando principalmente nos temas educação gráfica, desenho projetivo – geometria descritiva, perspectiva e sombras, teoria do desenho geométrico – e geometria dinâmica.

Para o professor Antonio Wilson Silva de Souza, coordenador do seminário, o evento apresenta resultados bastante positivos. “A temática, que vinculou o desenho a várias áreas do conhecimento e a grande interação dos participantes com os palestrantes, o que resultou em debates bem produtivos, foi um aspecto importante deste seminário”. “Além disso, o acolhimento dos professores estrangeiros e a colaboração da Reitoria e da Pró-reitoria de Extensão, bem como de todos os demais envolvidos no evento, foram decisivos para este sucesso”, completa.

Também organizadora do evento, a professora Ana Rita Sulz mostrou-se satisfeita com os resultados deste oitavo seminário. “Superamos as expectativas com quase trezentos inscritos, principalmente com a integração dos estudantes da graduação. As palestras foram muito produtivas e os professores convidados ficaram impressionados com a participação de todos. Esperamos que o próximo seja ainda maior e melhor”, conclui a professora.