Líder em atração de turistas no Nordeste, com um fluxo global – interno, nacional e internacional – que saltou de nove milhões de visitantes em 2009 para 11 milhões em 2011, a Bahia deve receber um número recorde de turistas neste verão. Para tanto, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) e a Bahiatursa preparam uma intensa programação para a Feira das Américas 2012, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagem, que será realizada de 24 a 26 de outubro, no Rio de Janeiro.

As ações durante o evento, que reunirá 20 mil profissionais, dentre operadores, agentes de viagem e outros expositores, no Riocentro, incluem a instalação da maquete ilustrada do estado, em lugar dos tradicionais estandes, o lançamento da campanha publicitária de verão 2012/2013 e a apresentação do calendário de eventos da estação mais quente do ano. Também será anunciada a parceria entre o Estado e a CVC, que prevê o lançamento da campanha ‘Qual é a sua Bahia?’, na quinta-feira (25).

Além da campanha publicitária, veiculada nos principais meios de comunicação do Brasil, os parceiros iniciam campanha de capacitação junto à rede de lojas exclusivas e agentes multimarcas CVC – que somam mais de 700 lojas e oito mil agentes de viagens no país. A ação prevê ainda alguns cursos online sobre os destinos baianos, que serão disponibilizados por meio da Universidade CVC.

Maquete

Este será um dos principais destaques da 40ª edição do Congresso Brasileiro de Agências de Viagens (Abav Nacional). Com 120 metros quadrados, cinco toneladas de vidro e 2,5 toneladas de aço, a maquete, que conta com elementos que retratam a cultura e a história do estado, será mostrada a agentes e operadores de viagem de todo o Brasil e da América Latina.

Durante a visitação, três guias bilíngues vão apresentar, na ferramenta de promoção, a cada 15 minutos, para grupos de até 20 pessoas, os principais pontos turísticos da Bahia, a exemplo do Monte Pascoal, na Costa do Descobrimento, o Pelourinho, o Farol de Itapuã, o Elevador Lacerda e a Barragem de Paulo Afonso, além das festas regionais, como a Lavagem do Bonfim, o São João e o Carnaval.

Marketing

“Para o turismo, especialmente, é uma poderosa ferramenta de marketing, capaz de mostrar a maior potencialidade da Bahia, que é a diversidade de seus 28 principais destinos e suas 13 zonas turísticas”, afirma o secretário Domingos Leonelli.

O projeto, elaborado pelo artista e maquetista Geraldo Suerdieck, possibilita conhecer a Bahia sob uma perspectiva diferente, pois permite ao visitante andar sobre a maquete e percorrer as principais zonas turísticas do estado.