Mais de 300 hotéis, restaurantes e bares instalados nos principais corredores turísticos de Salvador – entre o Pelourinho, no Centro Histórico, e a orla de Itapuã -, já foram visitados por equipes da Polícia Civil, designadas pelo Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) para a ‘Operação Migras’, criada para intensificar a parceria entre a instituição e o trade turístico da capital.

Segundo a diretora do Depom, delegada Heloísa Brito, a operação faz parte de um planejamento específico da Polícia Civil para o Verão 2012/2013, visando o aumento da sensação de segurança dos cidadãos soteropolitanos e dos turistas que visitam Salvador.

Iniciada em agosto deste ano, a ação continua até as vésperas do Verão e tem como foco medidas preventivas de segurança patrimonial, aliadas a outras medidas, como a abordagem de pessoas no entorno desses estabelecimentos.

Capacitação

De acordo com a delegada Heloisa, estão inseridos no projeto, o programa de capacitação dos servidores policiais em idiomas estrangeiros, a distribuição de cartilhas e folders com dicas de segurança e a designação de equipes especiais para atuarem no Terminal Marítimo de Salvador, durante o embarque e o desembarque em navios.

O projeto, ainda segunda as informações da diretora do Depom, apresenta outras inovações como a vinculação do posto policial do Aeroporto Internacional de Salvador à Delegacia de Atendimento ao Turista (Deltur) e a instalação de totens eletrônicos informativos em pontos turísticos, terminais de embarque e desembarque e em hotéis da cidade.

Na primeira série de visitas da Operação Migras, realizada entre os meses de agosto e setembro, foi aplicado um questionário para saber o perfil dos estabelecimentos, sobretudo em relação à segurança. Informações como a presença de segurança privada e de circuito fechado de TV, foram solicitadas no formulário.

Segundo a delegada Christiane Inocência Xavier, titular da Deltur, os gestores dos hotéis, restaurantes e bares com grande frequência de turistas foram questionados sobre a existência de estacionamento privativo e de manobrista, e se o estabelecimento ou seus clientes foram vítimas, nos últimos 12 meses, de alguma ocorrência que demandasse uma ação policial.

Multiplicadores

“Também procuramos saber dos gestores como os funcionários são orientados a proceder em situações que necessitem da presença policial”, informou Christiane, salientando que eles opinaram ainda sobre a qualidade do atendimento na delegacia do bairro e a atuação das polícias Civil e Militar na área.

Orientações preventivas de segurança foram fornecidas aos profissionais dos hotéis, com o objetivo de torná-los multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. Os profissionais foram instruídos para detectar falhas na segurança que possam evitar a ocorrência de crimes, como arrombamento de cômodos, furto de bagagem de hóspedes ou de algum delito praticado pelo visitante.

“Há situações em que o visitante mal intencionado simula o furto de seus pertences dentro do estabelecimento para tentar sair sem pagar a conta”, informou a titular da Deltur.

Os responsáveis pelos hotéis, restaurantes e bares visitados, bem como as equipes de segurança dos estabelecimentos, receberam cartões com os endereços e os telefones fixos das delegacias próximas e os celulares dos delegados titulares para contatos posteriores, em caso de necessidade.