As instalações do Hospital Alayde Costa (HAC), em Escada, Subúrbio Ferroviário de Salvador, foram entregues nesta quinta-feira (25). A partir de agora, o hospital segue um cronograma de ativação dos serviços. Com investimento de mais de R$12 milhões, o equipamento conta, nesta primeira etapa, com 60 leitos, distribuídos em 15 enfermarias para adultos. O evento contou com a presença do secretário da Saúde, Jorge Solla.

A unidade hospitalar, anexa à Unidade de Pronto Atendimento do Subúrbio (UPA), terá 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), equipada com sistema de refrigeração central. Os pacientes vão contar com serviço diagnóstico, tomografia computadorizada, ultrassonografia, radiologia e eco cardiografia, além de laboratório de analises clínicas.

“Os pacientes serão gradativamente encaminhados pela Rede Estadual de Saúde, por meio da Central de Regulação de Leitos do Estado, servindo como suporte logístico para outras unidades, como HGE, Hospital do Subúrbio, entre outras”, disse Solla.

Segunda etapa

A unidade ainda tem previsão para a construção de uma segunda etapa, que deverá ser entregue no segundo semestre de 2013, totalizando 240 leitos e um investimento R$ 27 milhões. Nos últimos dois anos, o Subúrbio Ferroviário de Salvador já recebeu três grandes unidades de saúde. Em 2010, foi o Hospital do Subúrbio; em 2011, a UPA 24h e agora o Hospital Alayde Costa. Juntas, essas unidades beneficiam cerca de um milhão de pessoas em todo o subúrbio, além de bairros como Valéria, Cajazeiras, Castelo Branco e Pau da Lima.