A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia (SJCDH), por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef) e em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014(Secopa), promove nestas terça e quarta-feira (30 e 31), no Hotel Vila Mar, em Amaralina, na capital, a Oficina de Promoção da Acessibilidade na Copa 2014.

O objetivo é capacitar técnicos e gestores públicos na promoção da acessibilidade nos megaeventos esportivos, que serão realizados nos próximos anos, na Bahia. A meta é atingir 250 profissionais envolvidos nos projetos de acessibilidade de diversos locais da cidade como Centro Histórico de Salvador, Pelourinho e Farol da Barra.

Como a capital baiana será sede dos megaeventos esportivos Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo 2014, o Governo do Estado assumiu a responsabilidade de desenvolver políticas públicas que tenham a acessibilidade como eixo fundamental. Por isso, está andamento o Plano de Acessibilidade, que foi detalhado pelo chefe de gabinete da Secopa, Liliam Pitanga.

“A atenção especial para a acessibilidade faz parte do Plano de Legados da Copa e está diretamente ligada à inclusão social, que é um dos mais importantes legados para a Secopa”, explicou Pitanga. Ela enfatizou ainda os aspectos importantes, que atenderão aos portadores de necessidades especiais durante os jogos, e permanecerão como legados físicos para a cidade como o piso tátil, o alargamento das calçadas e as sinalizações audiovisuais no entorno da Arena Fonte Nova e no Centro Histórico, além da infraestrutura da Arena Fonte Nova, que terá cadeiras e elevadores especialmente adequados.

Vitória

A abertura do evento contou com a participação do secretário da Justiça, Almiro Sena, da chefe de gabinete e da coordenadora de Projetos da Secopa, Liliam Pitangae Adriana Diniz, respectivamente, do superintendente e da diretora de Acessibilidade e Políticas Públicas da Sudef, Alexandre Baroni e Marília Cavalcante, e da superintendente de Planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Marilia da Graça Ferreira.

O superintendente Alexandre Baroni ressaltou a importância do trabalho realizado pela Sudef, que ele reconhece como uma vitória alcançada pelos portadores de necessidades especiais.

O secretário Almiro Sena também reforçou a satisfação com o trabalho em desenvolvimento, ressaltando a importância da colaboração da população para que todos os pleitos sejam atendidos. “Muitas outras demandas serão atendidas, mas é preciso que todos façam a sua parte e tenham um compromisso com acessibilidade e façam disso o seu cotidiano”.