Temáticas relacionadas à cidade e suas problemáticas, a partir de inquietações particulares e comuns, são exploradas pelas as artistas Roberta Nascimento, Talitha Andrade e Tina Melo na mostra ‘Ocupação’, que será aberta nesta sexta-feira (9), às 19h, na Galeria do Conselho, no Campo Grande, em Salvador, onde ficará em cartaz até 7 de dezembro, com visitação gratuita de segunda a sexta, das 9 às 17h.

A arte e política se aliam em instalações, performances, colagens e pinturas, num chamamento à reflexão sobre mazelas das metrópoles – racismo, mídia em suas manifestações de massa, consumo exacerbado e solidão.

A referência às questões do negro na contemporaneidade foi o fator que incluiu a exposição na agenda do Novembro Negro, ação promovida pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN), em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

A exposição foi selecionada no programa de cessão de pautas gratuitas deste ano em galerias da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).

Artistas

Roberta Nascimento, por meio de performance, trata do posicionamento da população frente aos problemas sociais que envolvem o país. Talitha Andrade, com colagens, pinturas e instalações, aborda as dificuldades de convivência nos meios urbanos decorrentes do individualismo vivido na sociedade de consumo.

Tina Melo, em suas instalações, pinturas e performances, fala de política, corrupção e impunidade, além do racismo ainda persistente no Brasil, fazendo um paralelo com os ideais propostos por Nelson Mandela em sua carta da liberdade, escrita em 1955.