Elaborar propostas de inclusão e manutenção dos direitos humanos das pessoas com deficiência e o seu acesso ao esporte foram os principais assuntos do ‘I Encontro Baiano para Pessoas com Deficiência: Direitos Humanos e Acesso ao Esporte’ realizado nesta terça-feira (13) pelas secretarias estaduais da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, por meio da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Sudef), e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), via Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb).

O evento no auditório da SJCDH também debateu sobre a promoção da cidadania, por intermédio do paradesporto. “Mesmo diante das dificuldades de treinamento e estrutura, os paratletas baianos têm alcançado bons resultados”, afirmou a vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Evangel Vale.

“Esse trabalho é o ápice do momento que buscamos desde 2009”, disse o superintendente da Sudef, Alexandre Baroni, ressaltando o início das discussões sobre acessibilidade para a Copa de 2014, em parceria com a Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa 2014 (Secopa) e a Sudesb.

Parceria consolidada

Durante o encontro, receberam homenagem das autoridades participantes os paratletas da Seleção Brasileira Futebol de Cinco, medalhistas de ouro da Paraolimpíada de Londres 2012, os baianos Jeferson da Conceição Gonçalves, Cássio Lopes dos Reis e Gledson da Paixão Barros. Segundo o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares, o evento vai ajudar a definir propostas e consolidar a parceria entre as secretarias.

Para o secretário da Justiça, Almiro Sena, o projeto deve ser ampliado para que beneficie o maior número possível de atletas até 2016.