Representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) e da Casa Civil do Governo da Bahia formaram um núcleo de trabalho para atuar na facilitação do transporte e armazenamento de milho no estado. O objetivo é trabalhar de forma integrada para tornar mais efetivo o acesso dos agricultores familiares ao grão (estocado nos nove armazéns da Conab), que vem do centro-oeste do país e é utilizado na alimentação animal. Nesta quarta-feira (14) acontece a primeira reunião do núcleo, na sede da Conab/BA, no Caminho das Árvores.

A parceria foi firmada durante a reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca nesta terça-feira (13), no auditório da Casa Civil, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), sob coordenação do secretário Rui Costa.

A venda subsidiada do milho, por R$18,12 a saca (60 quilos), é uma importante iniciativa, resultado do alinhamento entre os governos federal e estadual, buscando amenizar os efeitos causados pela longa estiagem ao agricultor familiar do semiárido. “A ação é mais forte e mais coesa, quando feita em grupo”, explicou o chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Mello.

Na reunião, outros órgãos integrantes do comitê também abordaram as ações emergenciais realizadas para melhorar as condições de vida da população que sofre com a estiagem, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), representada pela Defesa Civil Bahia (Cordec), o Banco do Nordeste (BNB) e o Banco do Brasil. O comitê volta a se reunir na manhã da próxima terça-feira (20), no mesmo local.