O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), lançou, na tarde dessa segunda-feira (19) a III Edição do Novembro Azeviche, evento que faz parte do calendário anual de atividades da  secretaria. A programação tem como objetivo sensibilizar os servidores públicos sobre o Dia da Consciência Negra, para reafirmar-se como instrumento de integração dos diversos segmentos sociais e contribuir para erradicação das desigualdades sociais e combate ao racismo institucional.

A abertura oficial do evento teve a participação dos secretários estaduais Mara Moraes (da Sedes) e Elias Sampaio, (Promoção da Igualdade), além da Banda Ayê – do bloco afro Ilê Ayê -, e da Deusa do Ébano 2012, Edjane Nascimento.

Valorização

As atividades do Azeviche seguem até o próximo dia 30, com uma programação diversificada. Ainda na tarde desta segunda-feira houve a abertura da exposição ‘Tambores – os sons de lá e daqui’, bate-papo e sessão de autógrafos com a autora dos livros ‘Oxum, Oxalufã e Ibejis’, Edsoleda Santos, e exposição de confecção e vestuário afro-brasileiro.

Para a coordenadora do evento, Mércia Limas, o evento pretende promover a valorização da identidade negra nos espaços institucionais. Segundo ela, o intuito da ação é sensibilizar o poder público para a elaboração de políticas públicas que possam garantir uma melhor qualidade de vida, tendo como motivação os direitos sociais básicos.