Aproximadamente 1.500 jovens lideranças empresariais e empreendedores de 20 estados brasileiros, destes mais de 500 empresários juniores, participam até esta sexta-feira (23) de congresso nacional e encontro nordestino, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, onde aconteceu a solenidade de aberta, na noite desta quarta (21), com a presença do governador Jaques Wagner.

No 18º Congresso Nacional de Jovens Empreendedores (Conaje), que discute o tema ‘Educação para Empreender um Novo Brasil’, serão realizados workshops, palestras, grupos de discussões, painéis e reuniões com participação de todas as entidades jovens do setor, como explicou o presidente da Confederação Nacional dos Jovens Empresários, Marduk Duarte. “A Bahia é uma das fundadoras do Conaje. Está conosco há quase 15 anos. Por isso, resolvemos trazer este evento pela primeira vez para o estado, onde o movimento jovem tem crescido muito”.

Durante o evento os jovens líderes vão formular propostas para transformar o Brasil em um país mais empreendedor. Nesse sentido, segundo o presidente da Associação dos Jovens Empreendedores da Bahia, Eduardo Daltro, um documento será elaborado para ser entregue à presidente Dilma Rousseff e aos ministros Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e da Casa Civil, Gleisi Hoffman.

“Nossa proposta é, além de promover qualificação dos jovens, também gerar conteúdo e deixar um legado. Vamos reunir 100 jovens, lideranças de todo o Brasil, para discutir aspectos do mercado, dificuldades empresariais e construir uma proposição a ser entregue aos governantes”.

Negócio 

Para a estudante Luisa Veloso o congresso ajuda a difundir iniciativas de empreendedores. “Com a vivência em empresas juniores das faculdades e encontros como estes, temos muito mais experiência para futuramente abrir nosso próprio negócio. Nós acompanhamos as dificuldades e obrigações, observando outras empresas e vamos complementando com o que aprendemos na faculdade, o que nos dá mais segurança”.

O governador destacou a importância desses eventos do estado. “É motivo de muito orgulho que este congresso aconteça aqui, reunindo jovens de 20 estados. Nós apoiamos e damos as boas vindas a todos. Temos que surpreender, com a capacidade de inovar e superar os problemas. Tem muito empresário que não é empreendedor. É preciso que os jovens reunidos aqui abracem a inovação e o empreendedorismo”.