O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH) realizará, a partir desta segunda-feira (3) até o próximo dia 14 de dezembro, a Primeira Campanha para Tratamento do Superendividamento na Bahia. A ação prevê a intermediação das negociações entre consumidores e credores, com o objetivo de resolver os problemas dos superendividados.

Durante o evento será priorizado o atendimento de pessoas que tenham, pelo menos, 30% da renda comprometida com dívidas. A proposta é que esses consumidores preencham questionários especificando os valores devidos, credores, perfil socioeconômico e o quanto da renda fixa poderá ser direcionado à quitação. Os dados serão condensados e encaminhados aos respectivos credores para que sejam propostas condições de pagamento diferenciadas.

A ação foi construída em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Bahia, e a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), que se comprometeram a mobilizar as instituições financeiras, lojistas e demais credores para participar do projeto.

No dia da triagem, os interessados devem comparecer, das 8 às 12h ou 14 às 16h30, no Procon Central – Avenida Carlos Gomes, n° 746, Centro, Salvador -, munidos de carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e documentos relacionados às dívidas como carnê, cartas de cobrança e faturas. É importante lembrar que o consumidor deve procurar o atendimento específico da campanha para trata do superendividamento.