A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) concede nesta-terça (11) o título de doutor honoris causa ao professor-doutor Roberto Santos. A honraria mais importante da universidade será entregue no Teatro UNEB, campus I, às 16h, em solenidade presidida pelo reitor Lourisvaldo Valentim.

Ex-governador da Bahia (1975-1979) e ministro da Saúde (1986-1987), atualmente presidente da Academia Baiana de Ciências, Roberto Santos idealizou e implantou em seu governo o Museu de Ciência e Tecnologia (MC&T), inaugurado em fevereiro de 1979, o primeiro equipamento do gênero da América Latina, hoje vinculado à Uneb.

O evento terá transmissão ao vivo, via internet no link mms://aovivo.uneb.br/teatro.

Sexto título outorgado

Nos quase 30 anos de implantação da Uneb, esta é a sexta vez que a instituição outorga o título de doutor honoris causa. Honraria acadêmica mais importante da universidade, o título é concedido a personalidade que tenha se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

O primeiro agraciado foi Thabo Mbeki, em 2000, então presidente da África do Sul. Em 2008, foi a vez de Abdias do Nascimento, dramaturgo e ativista político, receber o título. O terceiro homenageado foi o historiador e escritor baiano Luís Henrique Tavares, que recebeu o título em março de 2009. Naquele mesmo ano, no mês de setembro, a quarta honraria foi concedida à líder religiosa Mãe Stella de Oxóssi. O mais recente homenageado com a honraria foi o educador Edivaldo Machado Boaventura, primeiro reitor da Uneb, cuja cerimônia de outorga foi realizada no último mês de junho.