Desde a última segunda-feira (10) vários municípios baianos que estão sofrendo com os efeitos da longa estiagem começaram a receber o leite doado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O leite, produzido pela agricultura familiar, vindo do estado de Santa Catarina, está sendo distribuído gratuitamente nos territórios de identidade Semiárido Nordeste II, Sisal, Piemonte da Diamantina e Irecê, além de 18 municípios participantes do programa ‘Leite Fome Zero’, que não estavam recebendo o benefício por conta da seca. A notícia foi anunciada durante a reunião do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca nesta terça-feira (11), pela coordenadora do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria estadual da Casa Civil, Luíza Trabuco.

Distribuição

Segundo Luíza, será feita a distribuição de 2,4 milhões de litros de leite. Deste total, mais de 650 mil litros serão entregues até o próximo dia 21, sendo retomada a distribuição em janeiro de 2013, em função do período de fechamento da Conab para balanço. Para o recebimento do leite, serão priorizadas as famílias inseridas no CadÚnico Rural, que é o cadastro de inclusão nos programas sociais do governo federal.

A reunião do Comitê, coordenada pelo chefe de gabinete da Casa Civil, Carlos Mello, foi realizada no auditório da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvaddor. O eixo central foram as ações emergenciais para amenização das consequências da falta d´água sofridas pela população.