Em operação denominada BCN-Ceasa e realizada em três regiões do Nordeste de Amaralina – Baixa do Boqueirão, Vale das Pedrinhas e Chapada – na manhã desta quinta-feira (13), policiais civis e militares cumpriram 21 mandados de prisão. Treze pessoas foram presas, entre elas duas mulheres. Três adolescentes também foram apreendidos e três bandidos morreram em confronto com policiais.

Participaram da operação conjunta 30 equipes da PM e 30 da Polícia Civil, resultado de vários meses de investigação sobre a dinâmica do tráfico na região. De acordo com o titular da 28ª Delegacia Territorial (Nordeste de Amaralina), Marcelo Sansão, as unidades policiais fizeram um amplo mapeamento, tanto dos locais de venda de drogas, quanto das pessoas que integravam as quadrilhas rivais.

“Esta operação nos permitiu enfraquecer o tráfico em todo o bairro, porque conseguimos tirar de circulação pessoas de diferentes organizações criminosos, já cogitadas para assumir a liderança dos grupos locais após a prisão dos líderes, como o traficante Elias,que comandava a venda de drogas na região”, afirmou o delegado.

Bases comunitárias tiveram papel fundamental

Para o comandante da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (Nordeste de Amaralina), major Marcelo Barbosa, as bases comunitárias de segurança ali instaladas tiveram papel fundamental nas apurações. “A população passou a confiar mais na polícia, aumentando o número de denúncias contra as quadrilhas que atuavam no bairro”, opinou.

O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Artur Gallas, apresentou os 13 bandidos. São eles: Leandro Silva de Aguiar, Rafaelle Carneiro dos Santos, Rafael de Jesus Damasceno, Pedro Silva Conceição, Ramón de Jesus Silva, Joelson Barbosa dos Santos, George Felipe da Silva, Luiz Felipe de Souza Santos, Éverton Santos França, Alexandro Silva Santos, Fábio Lucas Sousa Santos, Marli de Jesus Pinheiro e Leiciane dos Santos Pereira.

Crimes

Todos os presos são acusados de integrar quadrilhas de tráfico de drogas e homicídios, segundo o titular da Delegacia de Homicídios Múltiplos, Odair Carneiro. Na operação foram apreendidos quatro revólveres calibre 38, além de três quilos de drogas, entre maconha, cocaína e crack.