‘Pangea’, do premiado coreógrafo mineiro Tíndaro Silvano, é o espetáculo do Projeto BTCA Memória, em cartaz na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, nesta sexta-feira (21), às 20h, com entrada franca. Criado especialmente para o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), em 1997, ‘Pangea’ está de volta numa remontagem com 20 jovens bailarinos.

Os bailarinos foram selecionados pela Fundação Cultural do Estado (Funceb), por meio do Projeto BTCA Memória e Projeto Plataforma Convidança, com o apoio da Secretaria de Cultura. A remontagem contou com a supervisão do próprio coreógrafo e a coordenação de Sylvan Barbosa, além da colaboração dos dançarinos do BTCA, sob a direção artística de Jorge Vermelho.

A estreia do espetáculo foi realizada em setembro passado, no Centro Cultural Plataforma, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Na mesma ocasião, Tíndaro Silvano foi o convidado do projeto ‘Conversas Plugadas’, na Sala do Coro, quando falou sobre a trajetória artística e suas criações coreográficas.

Espetáculo

Pangea é um espetáculo onde o ritmo, a percussão e o movimento se aliam para mostrar todo o potencial de cada bailarino em cena. O coreógrafo se inspirou nos temas étnicos e no sincretismo, mas com ênfase no moderno, na contemporaneidade. A música é do compositor paulista Fábio Cardia, e os figurinos, do mineiro Marcos Paulo Rolla.