A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) entregou, na quinta-feira (20), duas máquinas de lavar roupas para a Instituição de Longa Permanência (ILPIs) – Abrigo São Francisco de Assis. Duas unidades foram beneficiadas, uma localizada no bairro do Bonfim, em Salvador, e a outra na região metropolitana, em Camaçari.

Segundo a coordenadora do Abrigo da Unidade do Bonfim, Rosane Santos, os eletrodomésticos vão facilitar o dia-a-dia da instituição. “Diariamente os idosos utilizam cerca de 80 a 100 peças de roupas que estavam sendo lavadas manualmente”, afirmou a coordenadora.

Esta foi mais uma ação da SJCDH visando melhorar a qualidade do atendimento às pessoas idosas pelas instituições. A entrega foi feita pela coordenadora de Apoio a Pessoa Idosa (Capi), Liliana Aboud, que representou o secretário da Justiça, Almiro Sena. No último mês, a SJCDH beneficiou também o Lar Irmã Maria Luíza, nos Mares, em Salvador, com mil fraldas.

De acordo com Liliana, no ano de 2012 o CAPI traçou um diagnóstico das ILPIs para levantar as principais necessidades. “Na vista ao São Francisco de Assis foi mencionada a necessidade de máquinas de lavar, principalmente na unidade de Camaçari, que tinha um caso emergencial, pois o teto da lavanderia havia caído. Além disso, os funcionários estavam com dificuldades para higienizar as roupas” afirmou.

Os abrigos São Francisco de Assis existem há mais de 40 anos. No local são atendidos idosos, sendo homens e mulheres entre 60 e 99 anos. As idosas Lourdes Mendina e Georgette Rios ficaram felizes com o presente. “Papai Noel chegou ao nosso lar”.