Empresários dos setores de Agropecuária e Indústria aumentaram suas expectativas em novembro do ano passado. No mês, o setor de Agropecuária teve incremento de 17,4 pontos, ao passo que a Indústria cresceu 5,7. Os dados são do Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento.

A pesquisa aponta que os empresários da agropecuária e da indústria melhoraram as suas expectativas em relação ao mês anterior, tendo como destaque a perspectiva de desvalorização cambial nos próximos 12 meses. A pesquisa de confiança avalia as expectativas das variáveis econômicas (PIB, câmbio, inflação e juros) e de desempenho das empresas (vendas, crédito, situação financeira, emprego, capacidade produtiva, abertura de unidades) perante os sindicatos patronais e associações de representantes do setor produtivo baiano.

Comparação

No mês de novembro, as variáveis de desempenho, no geral, tiveram resultado melhores que as variáveis econômicas, uma vez que o setor de Serviço e Comércio tem uma maior participação no cálculo do índice. Já os setores da Indústria e Agropecuária, em termos individuais, se destacaram no desempenho das empresas.

No geral, as variáveis de desempenho obtiveram 112,3 pontos, redução de 32,3 pontos em relação ao mês anterior. As variáveis econômicas registram 84,6 pontos, alta de 48,4 pontos. Ambas continuam na zona de Otimismo Moderado. No que diz respeito às variáveis econômicas, Agropecuária passa para zona de Otimismo Moderado junto com o setor de Serviço e Comércio.