Efetivação das Câmaras Temáticas instaladas, criação de novas câmaras e implementação de uma agenda permanente de debates sobre temas referentes às principais questões socioeconômicas do Estado reunindo representantes do poder público e da sociedade civil. Estes são alguns dos itens que integram o Plano de Ação para 2013 do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), órgão vinculado à Secretaria de Relações Institucionais (Serin), que foi entregue ao governador Jaques Wagner pelo coordenador executivo do órgão Edson Valadares. 

O documento ainda prevê a renovação do quadro de conselheiros, formado por 45 representantes da sociedade. “Nosso principal objetivo é firmar o Codes como espaço de negociação coletiva, uma instância para construção de acordos entre os diferentes atores da sociedade em torno de propostas para políticas públicas”, afirmou Valadares, ressaltando que as novas Câmaras Temáticas abordarão áreas como Logística e Infraestrutura, Metropolização das Cidades, Centro Histórico de Salvador e Desenvolvimento Regional.

Ele enfatizou também que será consolidado “o novo ciclo de desenvolvimento que a Bahia vivencia, com a atração de investimentos, geração de emprego e a melhoria da qualidade de vida nas cidades e no campo”.

Lançamentos

O Plano de Ação 2013 ainda prevê o lançamento de uma série de produtos, como a publicação dos Cadernos do Codes, que trarão os conteúdos dos seminários e debates realizados, inclusive os já ocorridos nas Câmaras Temáticas de Desenvolvimento Sustentável e da Equidade Social/Observatório Milton Santos. Também será lançado o site Desenvolvimento Bahia, espaço do Codes na internet contendo informações econômicas, dados sociopolíticos, notícias e artigos dos mais diversos segmentos relacionados ao desenvolvimento econômico e social.