A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) e a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) participaram quinta-feira (17), em Brasília, de reunião com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a secretária- executiva do MinC, Jeanine Pires.

No encontro, estiveram presentes secretários estaduais e municipais de Cultura e coordenadores dos grupos de trabalho das 12 sedes da Copa de 2014. A Bahia esteve representada pelo coordenador de relações internacionais e esportivas da Secopa e também membro da Câmara Temática de Cultura, Marco Costa, e pelo assessor de projetos especiais da Secult, Antônio Diamantino.

Com a preocupação de transformar a cultura brasileira em diferencial durante os megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil, o Ministério da Cultura apresentou o Plano Estratégico de Atuação para a Copa das Confederações 2013 e a Copa de 2014.

Foram abordadas as ações programadas para este ano, além dos editais de conteúdo para 2014, visando à formulação de agendas culturais para as cidades. A programação será dividida em quatro pilares: Brasil Audiovisual, Brasil Criativo, Brasil Diverso e Brasil das Artes. A intenção é que a cultura brasileira seja valorizada e que a identidade nacional seja fortalecida.

A programação cultural nas 12 sedes acontecerá em parceria com a Fifa, nos Fifa Fan Fests, espaços oficiais de transmissão dos jogos, que ficarão próximos aos principais pontos turísticos das localidades.

Praças públicas e parques também serão aproveitados em atrações nas diversas linguagens culturais mobilizadas a partir da internet, atividade conhecida como flash mob, além de equipamentos culturais já existentes que servirão de palco para uma programação mais ampla. A circulação da produção brasileira pelas cinco regiões do país é outro ponto a ser trabalhado na agenda de cultura para a Copa de 2014.

Em fevereiro, serão realizadas visitas às sedes para saber quais projetos estão sendo elaborados e de que maneira o MinC pode apoiá-los para a inserção na programação cultural da Copa de 2014. O legado cultural também é um dos princípios norteadores das ações realizadas em parceria com o MinC, por meio da revitalização de equipamentos e do Legado Museal, que vai qualificar os museus para receber o turista nacional e internacional.