A matrícula 2013 na rede estadual de educação da Bahia acontece depois do Carnaval, com calendário subdividido para oferecer mais comodidade e segurança aos estudantes e responsáveis. De 19 a 22 de fevereiro será realizada a matrícula para alunos da rede pública (rede estadual e redes municipais). De 25 a 28, para os oriundos da rede privada e de outros estados. Poderá ser presencialmente em qualquer escola da Bahia, independentemente da unidade em que o estudante deseja estudar.

Pela primeira vez, a matrícula estará disponível para ser realizada pela internet para alunos provenientes da rede municipal também de Feira de Santana, a exemplo do que já acontece em Salvador. Para os estudantes da rede estadual, a matrícula pela internet está disponível em todos os municípios. O horário de atendimento presencial ou pela internet será das 8 às 20h, sem intervalos.

“A secretaria elaborou um calendário organizado, que facilita todo o processo de matrícula, além de utilizar recursos importantes como a internet. Com isso, não existe mais a necessidade do aluno ou familiar acordar muito cedo e esperar em longas filas. Em qualquer escola, a matrícula pode ser realizada de maneira informatizada”, explica a diretora de atendimento à rede escolar da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Eliana Carvalho, ressaltando a importância de alunos e responsáveis observar os prazos e o detalhamento do calendário.

Entre os dias 19 e 20 de fevereiro, acontece o período de transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola. Nos dias 21 e 22, é a vez dos alunos das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano (ensino fundamental I) ou 8ª série/9º ano (ensino fundamental II), quando a escola não oferece a série/ano seguinte.

Já o período de 25 a 28 é reservado para estudantes novos, oriundos da rede privada e de outros estados. Neste caso, os dias 25 e 26 são destinados ao ensino fundamental, e os dias 27 e 28 ao ensino médio.

Senha

Para facilitar a matrícula pela internet, cada estudante – tanto da rede estadual como concluintes do ensino fundamental I ou II das redes municipais de Salvador e Feira de Santana – recebeu carta da Secretaria da Educação com uma senha para acessar a página correspondente no Portal da Educação.

Os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola e realizaram a renovação já têm a vaga garantida pela secretaria. Cerca de 700 mil alunos beneficiaram-se com essa medida, facilitando, assim, o planejamento de vagas para a matrícula de novos alunos.

Os que não realizaram a renovação em suas escolas devem seguir o calendário regular de matrícula. Todo o processo é operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) – ferramenta gerencial que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas como pela internet.

Alunos da rede pública

19 e 20 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.
21 e 22 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte.

Alunos novos
25 e 26 de fevereiro – Matrícula para o ensino fundamental.
27 e 28 de fevereiro – Matrícula para o ensino médio.

Educação Profissional

Até 23 deste mês – Inscrição (sorteio eletrônico) para estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de educação – estadual/ federal ou municipal.
5 de fevereiro – Realização do sorteio eletrônico.
26 e 27 de fevereiro – Confirmação do sorteio eletrônico, obedecendo à ordem de classificação.