Agricultores familiares do Projeto de Assentamento (PA) Rio de Ondas, localizado no município de Luís Eduardo Magalhães, na região oeste do estado, irão participar do projeto piloto de Implantação da Cadeia Produtiva do Peixe e Culturas Agrícolas Irrigadas. A ação faz parte do Plano Safra da Pesca e Aquicultura do governo federal, que visa beneficiar 252 famílias da região.

As atividades serão executadas pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura (Seagri), em parceria com a prefeitura municipal e a Associação dos Produtores Rurais do Assentamento Rio de Ondas Agrovila 2. O objetivo do projeto é garantir o desenvolvimento socioeconômico das comunidades rurais do município.

“Esse projeto vai elevar o potencial econômico da comunidade e trazer inúmeros benefícios para o nosso povo. Pretendemos implantar um posto de saúde comunitário, adquirir um automóvel para transportar nossos produtos, como peixes e frutas, e uma série de outras vantagens”, comenta o agricultor familiar Firmino Silva Rocha.

Peixes e hortaliças

Os trabalhos funcionarão a partir de fevereiro deste ano, na comunidade Rio de Ondas, onde os agricultores poderão cultivar os peixes em tanques e culturas agrícolas como banana, maracujá e hortaliças.

O governo federal, por meio do Ministério da Pesca e Aquicultura, disponibiliza para o projeto R$ 320 mil. Os recursos serão utilizados na construção e instalação do tanque, da unidade de beneficiamento e abatedouro de peixe, além da fábrica de farinha e de ração que irão funcionar também na localidade.

A chefe de escritório local da EBDA em Luís Eduardo Magalhães, Maria de Lourdes Silva, comenta que a empresa apoia este trabalho e irá desenvolver atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para os cultivos.

“Acompanhamos o nascer deste projeto e vamos oferecer o que temos de melhor nas ações de Ater pública”, disse Maria de Lourdes. Segundo ela, já está sendo elaborado o Projeto de Irrigação. Em seguida, o órgão vai auxiliar na escolha das culturas agrícolas e dar continuidade aos trabalhos.

Os agricultores disponibilizaram uma área de 8 hectares para a implantação dos tanques de peixe e para o plantio das culturas férteis irrigadas, através do sistema de irrigação com a água dos tanques. “O sistema de irrigação será eficaz para o desenvolvimento das culturas; isso garantirá bons frutos e no tempo certo”, declara Maria de Lourdes Silva.

Intercâmbio

Técnicos do escritório local da EBDA em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras promoveram nesta quarta-feira (23) um intercâmbio técnico para agricultores do Projeto de Assentamento Rio de Ondas Agrovila 2. O evento teve como objetivo repassar conhecimentos técnicos e específicos sobre experiências exitosas com culturas agrícolas irrigadas.

Maria de Lourdes Silva enfatiza que o intercâmbio tem a missão de estimular o conhecimento sobre as mais variadas culturas. Para ela, é importante que os produtores identifiquem o que é economicamente rentável para produzir, que fruta se adequa à região e ao solo, conheçam os valores para comercialização e esclareçam quaisquer dúvidas sobre a atividade.