A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) vai desenvolver um esquema especial para este Carnaval. A Sesab está investindo R$ 3.631.500 nas ações de prevenção e assistência à saúde dos foliões. O reforço contará também com mais 885 profissionais de saúde e pessoal de apoio.

Para atender à demanda, serão criados 1.975 plantões extras para profissionais de saúde que atuarão nos hospitais Geral do Estado, Geral Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Eládio Lasserre, Menandro de Faria e do Subúrbio, além das unidades de emergência Mãe Hilda, no Curuzu, São Caetano, Cajazeira VIII e Pirajá, e nas UPAs 24h de Escada e Roma.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) atuará em regime de plantão, entre os dias 8 e 13 (sexta a Quarta-Feira de Cinzas). A coordenação da Divep ficará no Laboratório Central do Estado (Lacen), na Avenida Waldemar Falcão (Brotas). De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa), Alcina Andrade, o trabalho visa identificar situações e fatores de risco, além de garantir ações de vigilância e controle de agravos importantes para a saúde pública.

A Divep apoiará as diretorias regionais de Saúde (Dires), mantendo contato diário com os hospitais, e, se necessário, desencadeará ações para investigação e detecção de surtos. A Coordenação Estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública (Cevesp) atuará em regime de plantão 24 horas, atendendo pelo telefone 9994-1088.

O Sistema de Ocorrências Médicas para o Carnaval, realizado pela Diretoria de Modernização Administrativa (DMA), disponibilizará em tempo real o número de atendimentos realizados nas unidades de saúde. Os dados poderão ser acessados na internet, por qualquer pessoa. As informações do banco de dados estarão disponíveis a partir de quinta-feira (7), às 18h, até a manhã da Quarta-Feira de Cinzas.

Plantão ininterrupto para casos de intoxicação

Os foliões contam ainda com o trabalho do Centro de Informações Antiveneno (Ciave), localizado no térreo do Hospital Geral Roberto Santos. O Ciave, que manterá o funcionamento em regime de plantão ininterrupto, realiza atendimento presencial aos pacientes intoxicados, especialmente por abuso de drogas, como álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica, como o chamado ‘príncipe maluco’.

Além disso, disponibilizará orientação toxicológica a profissionais de hospitais públicos e privados, medidas preventivas e primeiros socorros em casos de intoxicação. O Ciave disponibilizará ainda plantão médico toxicológico 24 horas, com reforço de plantonistas, e atenderá pelo 3387-4343.

Hemoba mantém horário normal de funcionamento

A fim de garantir o estoque de sangue para atendimento a eventuais demandas durante o Carnaval, a Fundação Hemoba funcionará em regime de plantão, atendendo a solicitações das unidades públicas de saúde. Ela manterá o horário normal de funcionamento, com exceção da Quarta-Feira de Cinzas, quando a coleta será iniciada às 13h, prosseguindo até as 18h30.

Durante o Carnaval, a Hemoba funcionará na sexta-feira (8), das 7h30 às 18h30, sábado (9), das 7h30 às 12h30, segunda-feira (11), das 7h30 às 18h30, terça-feira (12), das 7h30 às 18h30, e Quarta-Feira de Cinzas (13), das 13h às 18h30. No domingo, a fundação estará fechada. O atendimento será feito pelo 0800-071-0900 e (71) 3116-5600/5664.

Fique Sabendo

A Sesab, através da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde/ Programa Estadual de DST/Aids, estará apoiando a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, que desenvolverá uma campanha de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, disponibilizando o teste rápido para detecção do HIV: a campanha Fique Sabendo. Além disso, a Sesab investirá cerca de R$ 25 mil na montagem do posto de testagem localizado na Avenida Centenário.

Nos locais de realização dos testes, que funcionarão das 10h às 17h, na Faculdade de Medicina da Ufba, no Pelourinho, no Serviço Municipal de Assistência Especializada, na Liberdade, e no posto da Avenida Centenário, técnicos darão orientações sobre o teste rápido e, em seguida, as pessoas podem fazer a testagem, recebendo apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo. Caso seja detectado o HIV, a pessoa será orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado. Ações na área de HIV/Aids serão desenvolvidas também no município de Porto Seguro, através de uma parceria da Sesab com a prefeitura local.

Imprensa

Para atendimento à imprensa, a Assessoria de Comunicação da Sesab vai manter um esquema de plantão durante todos os dias do Carnaval, atendendo pelos telefones (71) 3115-4207 e 3115-4341, das 8h às 18h. Ao final do dia, a Ascom divulgará o balanço dos atendimentos prestados pelas diversas unidades de assistência.