As secretarias do Trabalho (Setre) e de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) apoiam 2.675 catadores de resíduos sólidos que atuarão no Carnaval de Salvador, com recursos financeiros e uma equipe do Programa Vida Melhor Urbano, de inclusão socioprodutiva.

O projeto EcoFolia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente tem execução da Companhia de Desenvolvimento e Ação regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), e é coordenado pelo Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), tendo como público-alvo o Complexo Cooperativo de Reciclagem da Bahia e os catadores avulsos.

Para coletar os resíduos sólidos com segurança, os trabalhadores irão receber um kit com calça, camisa, botas, luvas de PVC e protetores auriculares, além de alimentação, assessoria técnica e deslocamento do material coletado, que ficará armazenado em centrais de apoio no Politeama, Barra, Ondina, Largo Dois de Julho e Ladeira da Montanha.

Microcrédito

Por meio da Secretaria do Trabalho (Setre) e da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), o Governo disponibiliza uma linha de financiamento especial a cinco cooperativas de catadores. Cada uma das cooperativas deve tomar, em média, R$ 20 mil, por meio dos programas CrediBahia e CrediSol.

Com o empréstimo, é possível comprar o material coletado pelos catadores avulsos; estocar e só vender após o período da festa, quando o valor das latinhas e das garrafas pet aumenta.