As unidades da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que estão prestando atendimento aos casos de maior complexidade relacionados com o Carnaval, prestaram assistência a 45 pacientes até as 17h deste sábado (9). O Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 33 pessoas, a maioria vítima de agressão física. Durante a festa, a secretaria mantém especial de atendimento à população.

Foram criados plantões extras com profissionais que atuam nos hospitais HGE, Roberto Santos, Ernesto Simões Filho, Eládio Lasserre, Menandro de Faria e do Subúrbio, nas unidades de emergência Mãe Hilda (Curuzu), São Caetano, Cajazeiras VIII e Pirajá, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) de Escada e de Roma. Para atender à demanda do Carnaval, foi reforçada a equipe, com mais 885 profissionais e pessoal de apoio.

‘Fique Sabendo’

A Sesab está apoiando a iniciativa do Ministério da Saúde e secretaria municipal de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do HIV/Aids, disponibilizando o teste rápido para detecção do vírus. A campanha ‘Fique Sabendo’ tem como slogan ‘A vida é melhor sem Aids. Proteja-se. Use sempre a camisinha’.

Este ano, o ministério distribuiu aos estados e municípios aproximadamente 73 milhões de camisinhas. Para a Bahia, no período do Carnaval, foram destinados 3,4 milhões de preservativos. As ações da campanha foram iniciadas na sexta-feira (8) disponibilizando o teste rápido.

Além da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o atendimento é feito no Serviço Municipal de Assistência Especializada, no bairro da Liberdade, e no posto da Avenida Centenário.

Das 10 às 17h, técnicos dão orientações sobre o procedimento e, em seguida, pode ser realizado o teste. Caso seja detectado o HIV, a pessoa é orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado. Até as 13h deste sábado (9), primeiro dia da ação, 57 pessoas procuraram os postos da campanha e foram realizados testes para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C.

Divep – A Vigilância Epidemiológica da Sesab (Divep) e a Coordenação Estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública (Cevesp) estão atuando, durante o Carnaval, com plantão de 24 horas. Segundo o médico Juarez Dias, da Cevesp, do início da festa até as 17h deste sábado não houve ocorrências relacionadas à folia.

Ciav – No Centro de Informações Antiveneno (Ciave) também não houve registro de casos relacionados ao Carnaval. O Ciave funciona em regime de plantão médico toxicológico pelo telefone 0800-284-4343. O serviço também disponibiliza atendimento presencial, especialmente os decorrentes do uso de drogas – álcool, cocaína, maconha, ecstasy, medicamentos, associações de drogas e bebidas de composição tóxica.

Hemoba – De acordo com informações do Setor de Captação da Fundação de Hemoterapia e Hematologia da Bahia (Hemoba), que funcionou das 7h30 às 12h30, neste sábado 62 pessoas compareceram à unidade para doar sangue e foram feitas 51 doações. No domingo (10), a Hemoba não funciona. Na segunda-feira (11), atende das 7h30 às 18h30, o mesmo horário da terça-feira (12). Já na Quarta-feira de Cinzas (13), o atendimento começa às 13h. Telefones para contato – 0800 071 0900 e (71) 3116-5600 / 5664.