O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, acompanhado da secretária estadual da Saúde em exercício, Susana Ribeiro, visitou na manhã deste domingo de Carnaval (10), o posto do ‘Fique Sabendo’, programa que faz o teste do HIV/Aids, instalado na Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador. 

A ida do ministro ao local dá continuidade à visita às ações de saúde realizadas durante o Carnaval na capital baiana. Na oportunidade, ele enfatizou a importância da realização do teste para a detecção precoce do HIV/Aids. “Isso antecipa o tratamento e interrompe o ciclo de contaminação da doença”, disse o ministro. 

A secretária estadual em exercício, Susana Ribeiro, também destacou a importância do teste e informou que além de Salvador, a ação está sendo realizada em Porto Seguro, que também promove movimentado Carnaval e recebe milhares de turistas.

Outros testes

As ações do ‘Fique Sabendo’ foram iniciadas no último sábado (9), disponibilizando o teste rápido para a detecção do HIV/Aids, além de testes para detectar a Sífilis e hepatites B. Entre sábado até às 10h deste domingo (10), foram testadas 164 pessoas, sendo constatados dois resultados positivos para HIV, seis para Sífilis e quatro para Hepatite C. No total, foram realizados 644 testes para essas doenças.

Além da Faculdade de Medicina da Ufba, a ação atende no Serviço Municipal de Assistência Especializada, no bairro da Liberdade, e no posto da Avenida Centenário. Durante o horário de funcionamento, das 10 às 17 horas, técnicos dão orientações sobre o teste rápido e em seguida, pode ser feita a testagem.

As pessoas recebem apoio e orientação psicológica antes e depois do resultado, que será mantido em sigilo. Caso sejam detectadas qualquer uma dessas doenças, a pessoa será orientada e encaminhada para acompanhamento médico especializado.

Agenda

Ainda neste domingo de Carnaval em Salvador, além da visita ao ‘Fique Sabendo’, a agenda do ministro Alexandre Padilha inclui uma reunião no Quartel do Comando Geral da Policia Militar, no Largo dos Aflitos, no centro da cidade, visita ao camarote do governador, no Campo Grande e também visitas a outras unidades da área de saúde da capital baiana.