Durante o Carnaval os cidadãos podem denunciar atos de racismo, intolerância religiosa, discriminação e violência contra a mulher junto à Ouvidoria Geral do Estado da Bahia (OGE). A parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/BA) irá garantir um tratamento e acompanhamento mais sensível a questões envolvendo essas temáticas.

A OGE tem plantão especial para atender os cidadãos durante a festa. O atendimento será realizado 24h (até a Quarta-Feira de Cinzas) pelo 0800-284-0011 (inclusive ligação de celular), via fax (71) 3115-6901 ou no site (Acesse aqui). Além disso, é possível acionar a OGE no Twitter ou Facebook.

No caso das demandas referentes ao racismo, intolerância religiosa e discriminação ou violência contra a mulher, o ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, disse que a OGE fará o primeiro atendimento e encaminhará os registros para a Sepromi e SPM, que fará as pontes com outros órgãos para solucionar as demandas.

De quinta-feira até sábado (7 a 9), a OGE já prestou 684 registros. Sábado (10), a OGE recebeu 245 manifestações, sendo que 83% das ocorrências já foram finalizadas. Deste total, 171 manifestações foram relacionadas ao Carnaval, ou seja, 72%.