O balanço policial do quinto dia de Carnaval em Salvador, divulgado na manhã desta terça-feira (12), pela comissão de acompanhamento da festa, mostra que 82 pessoas foram conduzidas e presas por uso e tráfico de drogas, das 7h de segunda-feira (11) até as 7h desta terça. No ano passado, esse número foi de 41 pessoas.

O aumento da proatividade na atuação da polícia é destaque. O número de pessoas conduzidas a delegacias chega a 202, nas últimas 24 horas. Destas, 37 foram autuadas em flagrante. Em relação a 2012, quando ocorreram 55 casos, o aumento foi de 267%. Também foram registrados, nas últimas 24 horas, 39 casos de lesões corporais de intensidade leve, duas tentativas de homicídio e cinco armas de fogo foram apreendidas. Não houve registro de homicídio nos três circuitos da festa, neste quinto dia.

“Neste Carnaval, nós tivemos um acréscimo no número de pessoas que vieram curtir e isso fez com que a polícia trabalhasse mais durante estes dias. Aumentamos em quase 150% o número de prisões, apreensões de arma e condução de pessoas e isso com certeza se refletiu bastante na segurança do folião”, destaca o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.

De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, a polícia está dificultando a ação dos marginais. “Algumas pessoas podem pensar, por termos conduzido mais de 200 pessoas este ano e 55 no ano passado, que isso significa um aumento na violência, mas não é verdade. Afinal, estamos fazendo um trabalho de prevenção, atuando para impedir que a violência se alastre e desarticulando grupos que vão para o circuito brigar”.

Publicada às 11h35
Atualizada às 15h