Os documentos e objetos perdidos por foliões durante o Carnaval já podem ser retirados através dos serviços de registro da Polícia Militar. Os turistas ou cidadãos que precisarem viajar antes da segunda-feira (18) podem fazer a retirada no Comando Geral da PM, no Largo dos Aflitos, por meio do Departamento de Comunicação Social. A partir da próxima segunda-feira, a devolução será realizada também no posto da Ouvidoria da PM no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Shopping Barra, por um período de 30 dias após o Carnaval.

Só entre a segunda-feira de Carnaval (11) e a Quarta-Feira de Cinzas, a equipe responsável pela triagem cadastrou cerca de 1.900 documentos. Os mais encontrados são carteira de identidade e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de carteira de trabalho, título de eleitor, carteira de estudante, certidão de nascimento e passaporte.

Entre os objetos coletados, estão chaves de carros e residências, óculos, cédulas e moedas. A maior parte do material foi encontrada através dos 14 postos integrados das polícias Civil e Militar espalhados pelos três circuitos oficiais da folia: Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico).

A PM orienta o cidadão que deve consultar a internet antes de procurar o posto de devolução dos documentos. A busca deve ser feita com o nome completo e, caso a resposta seja positiva, será preciso anotar o número de identificação fornecido no site. Para dúvidas sobre o procedimento e mais informações, a Polícia Militar disponibiliza o telefone (71) 3117-4470.

O empresário Allan Monteiro perdeu a carteira de habilitação e um documento de identificação de entidade de classe no sábado (9). Depois de fazer a consulta através da internet, ele foi ao Quartel dos Aflitos e obteve os documentos de volta. “Achei interessante. A gente não pode ir para uma festa, como o Carnaval, sem documento, mas na próxima vez vou tomar mais cuidado”.

No SAC do Shopping Barra, o atendimento será feito de segunda a sábado, das 8h às 18h. “Há a possibilidade de prorrogação do prazo, mas, depois dessa prorrogação, os documentos serão remetidos aos órgãos expedidores”, explicou o chefe da Ouvidoria da PM, major Everaldo Maciel.

As unidades do SAC Móvel realizam agendamento para emissão de documentos desde ontem (13) em toda a rede, mas o serviço também está disponível por meio dos telefones 0800-071-5353 (fixo) e 4020-5353 (móvel).