A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) assinou na semana passada, em sua sede, dois contratos para pesquisa e exploração de argilas cerâmicas no Recôncavo baiano, em área pertencente à CBPM no município de São Sebastião do Passé. As empresas são a Ruy R. da Rocha Produtos Cerâmicos e a Incenor.

A área de pesquisa tem um total de 330 hectares e o prazo para conclusão do programa de pesquisa e avaliação é de dois anos, com investimento mínimo inicial de R$ 100 mil.

A Incenor e a Ruy R. da Rocha iniciarão imediatamente, sob suas responsabilidades técnico-gerencial e financeira, os trabalhos complementares de pesquisa para o dimensionamento e a avaliação técnico-econômica das reservas de argilas cerâmicas das jazidas.

A Incenor, que já tem em operação duas fábricas de produtos cerâmicos, instaladas no município de Dias d’Ávila, parcialmente supridas com argilas provenientes de áreas vinculadas a dois contratos de pesquisa com a CBPM, pretende com esta nova aquisição, fornecer matéria-prima para expandir a produção das fábricas.