Acompanhado do governador Jaques Wagner, o presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, visitou na tarde desta segunda-feira (4) as instalações do Hospital do Subúrbio, em Salvador, a primeira unidade de saúde no país a funcionar por meio de uma Parceria Público Privada (PPP) e o único Hospital Público Acreditado na Região Nordeste. O HS já recebeu dois prêmio internacionais relativo a inovação, qualidade e impacto social do projeto.

Após a visita, Jim Yong Kim disse que ficou impressionado com o que viu e que o hospital tem o melhor em termos de infraestrutura e tecnologia em saúde, além de profissionais qualificados e preparados para atendimentos. Segundo ele, isso mostra que a Bahia está comprometida com a saúde pública de excelência, dando exemplo para o Brasil e para o mundo.

O representante do Banco Mundial afirmou ainda que fez questão de conhecer o hospital porque é exemplo das ações de sucesso no Brasil que associam desenvolvimento e inclusão social. O governador Jaques Wagner agradeceu a visita e a participação do Instituto de Cooperação Financeira (IFC), entidade integrante do Banco Mundial, na estruturação da modelagem do HS.

Inclusão social

De acordo com Wagner, “a obra atende ao objetivo maior do governo, que é promover inclusão social e, além disso, uma experiência de sucesso na gestão pública. É a primeira PPP em Saúde e o único hospital público creditado, uma experiência de absoluto êxito que vamos tentar replicar em outros hospitais.”

O governador comentou o interesse de outros estados no modelo PPP para a gestão de unidades de saúde. Atualmente, seis estados estão desenvolvendo projetos deste tipo. “O Hospital do Subúrbio virou um ícone. As pessoas nos procuram para conhecer e aprender com nossa experiência. Isso é motivo de orgulho para nosso estado”.

Publicada às 17h25
Atualizada às 18h50