O processo de transferência da concessão do metrô de Salvador, da prefeitura para o Governo da Bahia, foi discutido nesta quinta-feira (14) durante reunião entre o governador Jaques Wagner e o prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto. O encontro, que também contou com a presença do secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, e do secretário municipal dos Transportes, José Carlos Aleluia, ocorreu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

De acordo com o secretário Rui Costa, houve avanço nas negociações que visaram discutir os últimos detalhes para viabilizar o metrô da capital. Segundo ele, na próxima semana, os gestores vão se reunir novamente para decidir o valor da tarifa de integração do metrô com o ônibus.

“É preciso viabilizar o funcionamento do metrô. Quando o metrô passar a funcionar temos que ter a integração com o ônibus. Nesta integração tem a tarifa a ser definida e nós ainda estamos conversando para chegar a um valor”, afirmou.

Entendimento

O secretário afirmou também que a transferência do metrô para o Estado só pode ser realizada após a definição de todos os itens. “Quando se chegar a um entendimento de todos os pontos é que será feita a transferência. Quando o Estado recepcionar o metrô, poderemos fazer o cronograma de funcionamento”, explicou Rui Costa.

O secretário municipal do Transporte, José Carlos Aleluia, afirma que a prefeitura está empenhada em transferir o metrô para o Governo da Bahia. “Queremos um sistema integrado para melhorar a mobilidade dos soteropolitanos. Temos confiança de que na próxima semana chegaremos a um consenso sobre o valor da tarifa de integração”.