Quem for ao II Salão Baiano de Turismo, de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, terá a oportunidade de comprar pacotes turísticos ou encontrar serviços com preços mais baixos que os de mercado. É que mais de 100 empresas de turismo, como agências, hotéis, pousadas, e receptivos especiais participarão do Feirão de Turismo, que será realizado durante o evento.

A expectativa é que as empresas com estandes na área comercial do salão mostrem seus potenciais e ofereçam serviços também ao público final. De acordo com a chefe do Departamento de Planejamento e Marketing da Bahiatursa e coordenadora do II Salão Baiano de Turismo, Isabela Casales, haverá grande incentivo à comercialização de pacotes para quem quiser desfrutar do São João da Bahia, em junho.

“Além de mostrar a gastronomia, as manifestações culturais e o potencial dos municípios das 13 zonas turísticas do estado, o II Salão Baiano de Turismo vai incentivar a comercialização dos nossos destinos. O feirão não afeta a Feira da Abav, que acontece paralelamente ao salão e vende destinos dentro e fora do Brasil, enquanto a gente vende exclusivamente os destinos da Bahia”, explicou Isabela.

Cenário virtual para vivenciar experiência dos destinos

Os visitantes do II Salão Baiano de Turismo terão a possibilidade de ser remetidos a, pelo menos, seis belos cenários de destinos turísticos do estado. A experiência será possível com o ciclorama Cenários da Bahia, equipamento que será utilizado pela primeira vez durante o evento.

O equipamento deve ter, junto ao público, o mesmo impacto que a maquete da Bahia, uma das novidades do primeiro ano do salão, que também estará na segunda edição. O ciclorama, no entanto, difere da maquete. Enquanto esta aguça a curiosidade do visitante, ele propõe a interação da paisagem da Bahia com o público e como ele vivenciaria a experiência no local.

A localização, próxima aos estandes das zonas turísticas, permitirá ao visitante primeiro ter as informações sobre os diversos destinos e, em seguida, vivenciá-los no cenário virtual que segue o mesmo princípio dos utilizados em cinema e TV.

Instalado em uma plataforma de seis metros de largura por cinco de altura, o plano de fundo curvo contém a imagem onde a pessoa interage com a cena e posa para fotos.

Dos seis destinos pretendidos já estão definidos os quatro primeiros: Pelourinho, Farol da Barra, uma paisagem de praia do vasto litoral da Bahia (que tem 1.100 quilômetros de extensão) e uma trilha da Chapada Diamantina.

Oficialização da Rota do Charuto

As secretarias estaduais do Turismo (Setur) e da Agricultura (Seagri) e empresários fabricantes de fumo vão oficializar o mais novo roteiro turístico da Bahia, a Rota do Charuto, durante o II Salão Baiano de Turismo.

A rota passa por 12 municípios do Recôncavo inclui visitas a três fábricas: Dannemman, em São Félix, Menendez, em São Gonçalo dos Campos, e Leite Alves, em Cachoeira, além de uma Casa de Cultura, em Cruz das Almas, que conta com produtos produzidos por pequenos fabricantes.

Atualmente, os passeios turísticos são realizados de forma experimental por empresas de Salvador, que comercializam os roteiros do Recôncavo. O tour inclui visita às fábricas e aos seus centros culturais, onde o turista pode presenciar o processo de fabricação, conhecer a história dos charutos e conferir exposições que detalham o antigo funcionamento das indústrias.

O secretário do Turismo, Domingos Leonelli, se comprometeu em apoiar o projeto, com divulgação e produção de um catálogo que será levado às principais feiras de turismo no Brasil e no exterior, e destacou a parceria com a Seagri. “São roteiros que contam com uma integração econômica e itens que fazem parte da produção associada ao turismo, o que gera divisas para o estado e renda para as comunidades”.

O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, lembrou que a Bahia já tem consolidadas as rotas do Vinho, no Vale do São Francisco, e do Chocolate, em Ilhéus. “Além disso, pretendemos divulgar outros produtos baianos, como o café, que já alcançou um padrão significativo de qualidade, e a cachaça, que tem se aprimorado”.

Conforme o empresário baiano Marcos Augusto Souza, os charutos baianos alcançaram uma excelente qualidade e são bastante respeitados no mundo todo. “Recentemente, os produtos fabricados no Recôncavo ficaram na lista dos cinco melhores do mundo, segundo o site brasileiro charutos.com.br, que é uma referência para os apreciadores do tabaco. No ranking brasileiro, os dez primeiros colocados são charutos fabricados na Bahia”.

Minifábrica de chocolate

No II Salão Baiano de Turismo, os visitantes poderão ver de perto como é feito o chocolate, desde a preparação das amêndoas até a fabricação do produto, que é um dos preferidos por milhões de pessoas no mundo todo.

A afirmação é do empresário Marco Lessa, presidente da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e proprietário da fábrica de chocolate Chor – Chocolate de Origem. “Todo o processo de transformação será explicado, inclusive a separação dos chocolates que possuem diferenciados teores de cacau. Algumas fábricas localizadas na Costa do Cacau terão estandes no salão, e o público poderá participar da degustação, além de ter a oportunidade de comprar o chocolate da região a preços mais em conta”.

Lessa disse que serão encontrados no evento outros derivados de cacau, como polpas, vinhos e geleias. “Outra intenção nossa é levar para o salão o conhecimento quanto à ligação da cultura cacaueira com a preservação da Mata Atlântica em nosso estado”.

Sem perder o foco no turismo, o empresário contou que tudo isso incluirá mostras dos destinos turísticos da Costa do Cacau para agentes e operadores de viagem nacionais e internacionais, a fim de que eles conheçam e comercializem os atrativos da região durante todo o ano e divulguem os eventos locais. Lessa afirmou ainda que, na oportunidade, os participantes vão divulgar o V Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que será realizado de 3 a 7 de julho de 2013, em Ilhéus.