Em solenidade nesta terça-feira (23), no Colégio Estadual Paulo Américo, na Península Itapagipana, na Cidade Baixa, em Salvador, 22 trabalhadores, a maioria estudantes da próprio estabelecimento, receberam os certificados de conclusão do curso de mecânica náutica, do programa Qualifica Bahia, oferecido gratuitamente pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O ato contou com a presença da secretária do Trabalho, em exercício, Olívia Santana, que afirmou estar diante de um segmento privilegiado de jovens baianos que tiveram a oportunidade de receber uma qualificação profissional. “Não fiquem apenas nesse curso. Procurem ampliar seus conhecimentos, valorizando os seus currículos”.

Olívia afirmou que o Estaleiro do Paraguaçu estará pronto em 2014 e que o mercado de trabalho para os concluintes do curso deverá se abrir com muitas oportunidades. “E vocês podem aproveitar este momento e conquistar espaços”, disse, orientando os concluintes, a procurar o SineBahia “na busca do primeiro emprego, pois somente, em março, este serviço conseguiu a colocação para mais de 6 mil trabalhadores”.

O Qualifica Bahia já certificou 740 trabalhadores na capital baiana e um total de 7.540 em todo o estado. Dentre eles, Francisco de Assis Santos, de 46 anos, que trabalha como marinheiro, na Bahia Scuba, prestando serviços a diversas empresas locais, como a Embasa. “Deixei, agora há pouco, a embarcação onde estava trabalhando. Pedi a liberação do patrão para receber das mãos da secretária Olivia Santana o meu diploma, que tanto almejava”.

Entre outros objetivos, o programa visa a inclusão social, redução da pobreza, combate à discriminação e diminuição das taxas de rotatividade no trabalho, elevação da produtividade, melhoria dos serviços prestados e aumento da competitividade. Além disso, busca a elevação do salário ou da renda dos trabalhadores e a qualificação vinculada com as vocações efetivas e potenciais dos territórios de identidade.

O público-alvo da qualificação são pessoas de baixa-renda, desempregadas, com disponibilidade de horário, idade superior a 18 anos e escolaridade variando em função de cada curso. O trabalhador que participa do Programa Qualifica Bahia tem direito a um auxílio-transporte (quando residir a mais de dois quilômetros de distância do local do curso), além de lanche, camisa e material didático.