Quem almoçou nesta sexta-feira (26), nos Restaurantes Populares do Comércio e da Liberdade, foi beneficiado pelas atividades que marcaram o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Durante o horário de funcionamento, das 11h às 14h30, uma equipe de técnicos de enfermagem e nutrição do Instituto de Saúde São Judas Tadeu e da escola de enfermagem Maria Pastor, verificaram a pressão arterial das pessoas e orientaram sobre os sintomas da hipertensão, diagnóstico, fatores de risco e informações sobre o papel da alimentação saudável no controle e prevenção da doença.

A ação foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), por meio da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar (SIAA). De acordo com a coordenadora Jane Gladys, a iniciativa teve como objetivo alertar as pessoas a respeito dos perigos causados pela hipertensão, além de conscientizá-las para o uso de uma alimentação adequada, um dos principais fatores para ter uma vida saudável.

Morador de Cosme de Farias, há dois anos freqüentando a unidade do Comércio, o aposentado Ulisses Oliveira, 72, disse que a alimentação balanceada é muito importante para a preservação da saúde. “Não tenho problemas como diabetes, obesidade, colesterol e a minha pressão é sempre normal. Tenho uma saúde de menino”.

Benefícios

As unidades do Comércio e Liberdade fornecem 2.500 refeições diárias, que são oferecidas, preferencialmente, à população de baixa renda e em vulnerabilidade nutricional. O acesso ao alimento é prioritário para os aposentados, desempregados, trabalhadores informais e pessoas em situação de rua. Cada refeição custa apenas R$ 1 e menores de cinco anos não pagam.