Promovido pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), em parceria com a Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), foi realizado em Praia do Forte, o Seminário ‘Atuais Desafios à Paz e Segurança Internacional: a Necessidade de Reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas’.

O evento contou com a presença do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e teve como centro dos debates, a necessidade de o Conselho de Segurança da ONU atualizar sua composição e funcionamento.

Durante o evento, convidados de diversos países trocaram opiniões sobre a estrutura de governança global, os atuais desafios para a paz e segurança internacional e a urgência e inevitabilidade da reforma do Conselho de Segurança da ONU. O tom das discussões foi a necessidade da reforma para que o organismo possa assegurar a efetividade de suas ações e responsabilidades fundacionais.

Participaram do evento, que foi realizado no dia 26 de abril, representantes de governos com representação na ONU, de universidades, da mídia nacional e internacional e de organizações não-governamentais. O Governo da Estado foi representado pelo secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt.