Nesta quarta-feira (8), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promove uma reunião conjunta dos colegiados ambientais para apresentação das ações do Governo do Estado para minimizar os efeitos da longa estiagem nos municípios baianos e melhorar a convivência com a seca. O encontro, que será realizado no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE), no CAB, às 8h30, contará com a presença do coordenador do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa e do secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler.

“Estamos atendendo à solicitação dos representantes dos colegiados ambientais (Cepram, Conerh, Ciea e Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas) que querem conhecer os projetos já concluídos e os que vêm sendo executados nas regiões afetadas com a falta de chuva no território baiano. Além disso, também é necessário promover o diálogo no sentido de aprimorar a implementação de ações estruturantes", explica a coordenadora dos Colegiados Ambientais da Sema, Mariana Mascarenhas.

Comitê

O Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca tem como finalidade coordenar, no Estado, as atividades para o enfretamento aos efeitos da seca e de amparo às populações atingidas. Instituído em março de 2012, através de decreto, sua função é indicar obras e serviços voltados à redução dos danos causados; acompanhar, fiscalizar e avaliar a prestação da assistência às populações; e articular-se com os órgãos municipais e federais envolvidos nas ações de combate à seca.

O Comitê é composto por representantes da Casa Civil, que o coordena, das secretarias de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), de Desenvolvimento Urbano (Sedur), do Meio Ambiente (Sema), de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir) e de Relações Institucionais (Serin).