O Conselho Estadual de Comunicação realizou nesta sexta-feira (10) o primeiro encontro da série ‘Diálogos de Comunicação’, que vai promover debates sobre o setor. A 1ª palestra do ciclo foi realizada no auditório Jutahy Magalhães, anexo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no Centro Administrativo, em Salvador, com o tema ‘Políticas de Inclusão Digital e Banda Larga’.

Mediado pelo presidente do Conselho Estadual e secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, o evento teve como palestrantes o representante do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), José Lira, o presidente da Associação Brasileira da Internet, Eduardo Neger, e o senador baiano
Walter Pinheiro, membro da Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) do Senado. 

De acordo com Robinson Almeida, “o papel do Conselho é exatamente o de levar à sociedade o debate sobre a comunicação, e comunicação entendida não somente como noticiário, mas como uma atividade econômica, uma política pública que o governo tem diversas ações a realizar. Internet, acesso e inclusão digital são áreas fundamentais da comunicação, por isso nós trouxemos essas questões para esse primeiro debate”.

Inclusão digital

Inicialmente cada palestrante apresentou suas opiniões e dados sobre os temas e em seguida o público, formado por profissionais de comunicação, estudantes e interessados, fez questionamentos.

Em sua fala, o senador Pinheiro defendeu a inclusão digital. Segundo ele, "acesso à internet tem que ser direito, não pode ser favor". Pinheiro enfatizou que as mudanças tecnológicas e a internet permitem o provimento de serviços públicos em locais distantes. “Hoje, usando esses serviços de banda larga, é possível, por exemplo, realizar exames de imagem no interior e enviar isso para um médico especialista do grande centro. Ele faz a análise sem precisar se deslocar para o local de origem. Isso ajudaria a resolver uma parte do problema de falta de médicos no interior, que tem sido bem difícil”.

Novas tendências

O representante do Sinditelebrasil apresentou dados sobre telefonia e banda larga, como o de que 64 mil escolas públicas brasileiras possuem internet, e dessas, 5.500 estão na Bahia. “Nosso setor é o segundo que mais investiu no país nos últimos anos e o segundo que mais emprega”, afirmou Lira.

Já o presidente da Associação Brasileira da Internet, Eduardo Neger, fez um histórico da tecnologia e suas novas tendências. De acordo com ele, o cidadão brasileiro com acesso a internet é quem passa mais tempo conectado no mundo e a tendência é de crescimento de acessos e dos negócios realizados em torno da rede.

O encontro ‘Diálogos da Comunicação’ faz parte das ações do Conselho Estadual de Comunicação, no sentido de promover a democratização do acesso a informação. Eles serão realizados sempre na segunda sexta-feira de cada mês e os próximos temas são ‘Política Nacional de Telecomunicações e o Legado da Copa’, ‘Lei do Audiovisual’, ‘Tecnologia Digital na Radiodifusão’, ‘Rádios Comunitárias’ e ‘Radiodifusão’.

Publicada às 9h
Atualizada às 16h30