Homenageada em 2012 pelos organizadores da Stock Car com uma réplica do troféu aos vencedores da prova, a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur) terá novamente um posto de atendimento no evento neste final de semana, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Policiais da unidade especializada, com sede no Pelourinho, prestarão serviços de polícia judiciária às equipes de automobilismo e ao público.

Segundo a delegada Christiane Inocência Xavier, as equipes da Deltur, compostas inclusive por policiais poliglotas, se revezarão em escalas de 12 horas de serviço no posto instalado nas imediações da Assembleia Legislativa da Bahia. No posto informatizado poderá ser feito o registro de ocorrências policiais, entre 8h de sábado e 20h de domingo.

A unidade da Deltur na Stock Car tem o mesmo layout dos postos de atendimento da Polícia Civil, no Carnaval. Baianos e turistas poderão obter no posto cartilhas confeccionadas pela delegacia, com dicas de segurança, os endereços e telefones de contato de outras unidades da Polícia Civil. A Deltur fará ainda a intermediação entre consulados e o turista estrangeiro, que tenham o passaporte tenha sido extraviado.

“O visitante que, porventura, perder documentos pessoais, dinheiro ou for vítima de roubo ou furto, ficando impossibilitado de ter acesso ao seu local de hospedagem, terá o retorno ao hotel assegurado”, afirmou a delegada.

Simulação

A Deltur participou de todas as reuniões preparatórias da Stock Car, e nesta sexta (17), véspera da abertura do evento automobilístico, equipes da unidade estarão acompanhando o trabalho de homologação da pista. No mesmo dia, os policiais civis vão participar da atividade de simulação de crise, ao lado de equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Samu 192, entre outras instituições. Situações que possam impactar a realização da corrida, como incêndio, colisão, pane no sistema de comunicação e prestação de socorro, serão simuladas no Circuito de Rua Ayrton Senna.