A 46 quilômetros de Salvador, Dias d’Ávila é um dos municípios baianos beneficiados pelo programa Vida Melhor Urbano, coordenado pelo Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). O objetivo da cidade, integrante da Região Metropolitana de Salvador, é ampliar as ações do programa, que tem foco no estímulo ao empreendedorismo e apoio à comercialização de produtos e serviços, transferência de equipamentos e insumos (kits), assistência técnica, qualificação e microcrédito assistido.

De acordo com a prefeita de Dias d’Ávila, Jussara Márcia, é importante buscar apoio para os projetos que levantam a autoestima das famílias. Acompanhada da secretária de Assistência Social, Justina Nascimento, ela esteve no gabinete da titular da Sedes, Moema Gramacho, na quinta-feira (16), para apresentar o balanço do que vem sendo feito pelo programa, que já beneficiou 30 famílias.

“O Vida Melhor é um programa que vem dando resultado efetivo no nosso município. O que queremos é potencializar suas ações e contemplar mais famílias, a fim de que suas atividades possam gerar emprego e renda, como as cerca de 60 costureiras que já foram capacitadas”, explica Jussara.

Moema Gramacho diz estar satisfeita com o trabalho desenvolvido, graças à parceria entre o governo estadual e a prefeitura de Dias d’Ávila. “A Sedes vai ampliar as ações do programa Vida Melhor nesse município e em toda a Região Metropolitana de Salvador”.

Cursos profissionalizantes

Em Dias d’Ávila, o Vida Melhor Urbano mantém parceria com a ONG Projeto Vida, que cadastra os beneficiários dos equipamentos – carrinhos de refrigerante, cachorro-quente, pipoca e churrasquinho – e oferece cursos profissionalizantes, como os de informática, manicure, cabeleireira, auxiliar administrativo, reciclagem de PET, entre outros, com 20 a 25 alunos por turma. A ONG também organiza feiras de artesanato, onde os vendedores utilizam barracas cedidas pelo programa.

Há dois anos, a dona de casa Maria Aparecida Clementino foi uma das contempladas e vende entre 20 e 25 cachorros-quentes por dia, além de comercializar outras mercadorias, como refrigerantes e doces. “Graças ao carrinho, hoje consigo complementar a renda da minha casa. Pretendo juntar dinheiro para pagar um curso de contabilidade para minha filha, a fim de que ela consiga emprego mais fácil”.