Profissionais, pesquisadores e colaboradores de cerca de 30 instituições participam das discussões do I Seminário Comunicação, Infância e Adolescência, iniciado nesta segunda-feira (20), no teatro do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), na Federação, em Salvador.

O evento é promovido pela Secretaria de Comunicação Social do Estado da Bahia (Secom), por meio do Irdeb, e prossegue até esta quarta (22), com a presença de representantes de instituições públicas, privadas e não governamentais que trabalham com temáticas de comunicação e de defesa ou educação a crianças e a adolescentes. Serão 40 palestrantes, sendo nove de outros estados.

O objetivo principal é discutir a implantação de uma rádio voltada para o público infanto-juvenil na Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Tivemos esta ideia de montar uma rádio com programação exclusiva para crianças. Pesquisamos outras e descobrimos que não existe nenhuma com programação infantil 24 horas. Seremos pioneiros”, afirmou o diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro.

Desafio

Segundo ele, inclusive nas madrugadas a ideia “é colocar música clássica ou de ninar. Enfim, é um desafio e, por isso, estamos trocando informações com outros segmentos da sociedade, para trocar experiência e estimular o debate".

Durante as discussões, o projeto radiofônico será formatado e as propostas discutidas pelos participantes. Para o coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca), Waldemar Oliveira, o projeto merece destaque. “Nós queremos colaborar com esta iniciativa de extrema importância, que coloca a criança e o adolescente em um papel de destaque. É algo inédito e precisa de nosso total apoio”.

De acordo com o secretário de Comunicação Social da Bahia e presidente do Conselho Estadual de Comunicação, Robinson Almeida, o projeto diversifica a possibilidade de conteúdo para as crianças e os adolescentes.

“Na televisão já existe este conteúdo, horários e faixas para este segmento. No rádio, vai ser um desafio inédito encontrar uma programação que envolva e dialogue com as crianças e adolescentes. Além disso, trata-se de um instrumento de política pública, principalmente para os adolescentes vulneráveis ao tráfico de drogas. Então, é possível desenvolver neste canal conteúdos que digam que o mais importante é a escola, esporte, cultura e lazer”, disse o secretário.

Sonho

O seminário, que é gratuito e aberto ao público, contou com a presença também do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, do secretário de Cultura de Simões Filho, Jorge Salles, e da embaixadora do Unicef e cantora, Daniela Mercury, que parabenizou a iniciativa.

“É um sonho que tenhamos uma rádio que possa deixá-los em contato com o melhor da música popular brasileira e coloque também um repertório mais infantil, cantigas de rodas, Vinicius de Moraes, Saltimbancos, de Chico Buarque, tantas coisas lindas. É uma forma de educar através da arte, e as crianças absorvem muito. Além disso, será um espaço que os pais vão confiar, por ter um conteúdo educativo”.