Os versos da canção “Coração de Estudante”, entoados pela cantora e presidente da Associação Fábrica Cultural, Margareth Menezes, embalaram a cerimônia de certificação de 404 jovens na turma de 2012, do projeto Na Trilha da Cidadania, realizada nesta quinta-feira (23), na sede da entidade. O evento contou com a presença da titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho, e do coordenador do Programa Jovens Baianos, Jabes Soares.

O projeto, que já diplomou mais de 1500 jovens entre 2008 e 2013, oferece capacitação profissional nos cursos de design gráfico, manutenção de micro e rede, tecnologia de projetos culturais, design de estamparia e design em produtos têxteis.

Com o certificado nas mãos, Vítor Vitória, 17 anos, fez o curso de design gráfico e valoriza os conhecimentos que obteve. “Aprendi a produzir logomarcas, a combinar cores, usar a fonte certa. Se surgir uma oportunidade nessa área, vou aproveitar”, disse o adolescente.

Formanda do curso de tecnologia de projetos culturais, Amanda Santana, de 18 anos, pensa em trabalhar com eventos. “Já tinha um pouco de experiência nessa área e aprendi a importância de ler bastante e escrever bem”, afirmou.

Oportunidade

Para a titular da Sedes, Moema Gramacho, são iniciativas como a do projeto Na Trilha da Cidadania que proporcionam formação profissional e cidadã. “O [programa] Jovens Baianos dá a chance ao jovem de adquirir conhecimento e colocá-lo em prática. Agradeço a todos os que participaram das atividades aqui da Fábrica Cultural”, destacou.

“A certificação é mais um passo que o Governo do Estado dá no sentido de fortalecer a política de juventude, uma vez que apresenta alternativas de inclusão produtiva e, principalmente, do protagonismo juvenil”, completou Jabes Soares.