Proporcionar um grande salto na renda e qualidade de vida dos pescadores e marisqueiras de São Francisco do Conde. Esta é a meta do convênio firmado pela Petrobras e Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca, dentro do Projeto Saberes, que contará com oficinas de capacitação, exames médicos e aquisição de ferramentas de pesca, beneficiando 382 famílias.

De acordo com o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, as atividades permitirão aos profissionais melhorar a manipulação e o transporte dos pescados e mariscos, aumentará a segurança durante o trabalho, minimizará os riscos à saúde e permitirá a ampliação da área de atuação.

No âmbito da saúde ocupacional, a Bahia Pesca oferecerá, além dos exames médicos, palestras educacionais de conscientização do uso de equipamento de proteção individual (EPIs) e correção de posturas. “As atividades de capacitação englobam oficinas de confecção e consertos de apetrechos de pesca e instrumentos de trabalho, como redes e anzóis”, explica a subgerente de pesca da empresa, Eliana Carla Ramos.

Embarcações

As associações de pescadoras e marisqueiras de São Francisco do Conde receberão também 20 embarcações motorizadas para facilitar a mobilidade aos locais de pesca e o transporte dos produtos. O projeto terá início em junho próximo e duração de 12 meses. “É um projeto de curto prazo, mas seu benefício maior, a aprendizagem, acompanhará os pescadores por toda a vida”, afirma o secretário da Agricultura, Eduardo Salles.