Cerca de 30 craques que fizeram história no futebol da Bahia foram contemplados com um Curso de Qualificação inédito entre as 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™. O curso foi promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Secretaria Estadual de Educação (SEC).

A primeira turma do curso para ex-atletas recebeu os certificados de conclusão na noite de segunda-feira (27), no Hotel Pestana, em Salvador. O objetivo é garantir o desenvolvimento de habilidades que permitam o ingresso no mercado de trabalho e a atuação em megaeventos, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Para isso, os participantes foram preparados para receptivo de turistas e delegações e em outros idiomas, como inglês e espanhol.

O evento teve a presença do secretário estadual da Copa, Ney Campello, dos presidentes da Associação de Garantia ao Atleta Profissional, Sergio Luiz, e do Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia, Osni Lopes, representantes da Uneb e Federação Bahiana de Futebol.

Ney Campello frisou a concepção de que temos em jogo duas Copas: a do espetáculo, onde o Governo do Estado tem que preparar toda a infraestrutura para receber o megaevento, e a do legado social, que é um dever do Poder Público. Osni Lopes destacou que o curso aumentou a autoestima dos ex-atletas e possibilitou a criação de novas oportunidades no mercado de trabalho.