Na Copa das Confederações em Salvador, o futebol não será o único motivo para vir à Bahia. A programação cultural preparada para o período de 13 a 30 de junho está diversificada e inclui música, teatro, dança, exibição de filmes e leitura. O anúncio das atividades foi feito pela Secretaria de Cultura nesta terça-feira (28).

Por meio do projeto Cultura em Campo, grupos e artistas de destaque e outros de renome nacional da cena alternativa estarão presentes na programação especial, entre eles, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Neojibá, Lazzo Matumbi, Gereba.

Além de Salvador, a programação vai ocorrer nos centros culturais de Juazeiro, Porto Seguro e Feira de Santana. Para o cantor Lazzo Matumbi, o estado tem muito a ganhar com o evento. “É o momento de atrairmos mais turistas para a Bahia. Com uma agenda cultural tão rica como esta, acredito que os visitantes sentirão vontade de voltar ao estado e de conhecer o que temos de melhor, que é a diversidade cultural, religiosa, as praias e muitas outras coisas”.

O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, afirmou que o objetivo é aproveitar o calendário esportivo e dar visibilidade nacional e internacional à cultura baiana. “A programação visa mostrar aos baianos, aos visitantes de outros estados e aos estrangeiros a diversidade e a riqueza da nossa cultura. Vamos aproveitar os jogos para dar visibilidade à nossa música, à dança, ao que há de distinto na nossa cultura, porque é isso que os visitantes e os jornalistas vão procurar. É o diferencial que eles vêm buscar. Por isso, preparamos um evento multicultural”.

Espetáculos populares no Pelô

O Pelourinho vai ser palco da cultura popular. Ali, poderão ser conferidas performances de grupos como os de marujada, mouros e de mascarados. Quem prefere assistir a um espetáculo teatral, não pode perder Namíbia, Não, dirigido por Lázaro Ramos, Entre Nós, de João Sanches, São Sebastião, com Fábio Vidal, e Sirê Obá, do Núcleo Afro-Brasileiro de Teatro de Alagoinhas. Há também espetáculos de dança e de circo.

No Teatro Castro Alves (sala principal), serão apresentados shows de Gilberto Gil, acompanhado pela Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), Concerto de Cordas e Máquina de Ritmo, nos dias 13 e 14. No dia 18 de junho, o TCA recebe o espetáculo Encontro das Culturas Negras – Pérolas Mistas, com Afródromo, Carlinhos Brown e os blocos Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza, Timbalada, Ókambí, Didá, Comanches do Pelô e Os Negões.

No dia 21, o espetáculo Baião de Nóis, que celebra a cultura dos sertões. Nos dias 26 e 27 de junho, é a vez do espetáculo A Quem Possa Interessar, com a participação da cantora paulista Badi Assad. Nos dias 28 e 29, o concerto do Neojibá e da Orkestra Rumpillez, com a participação de Margareth Menezes. E no dia 30, às 13h, serão exibidos os jogos da semifinal e final, e, na sequência, acontecem as apresentações dos grupos de dança Renascer Dance e Conspiração. Todos os espetáculos na sala principal do TCA serão às 21h, com ingressos a R$ 1. Já os demais eventos são gratuitos.

Os museus também oferecem uma programação especial. No Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), adultos e crianças podem fazer atividades artísticas, relacionando futebol e arte. O MAM-BA vai exibir ainda mostras de filmes com temáticas esportivas e shows musicais. No Palacete das Artes, o público pode conferir a exposição O Jogo Só Acaba Quando Termina, além de obras de Mário Cravo.