O Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, intensificou nesta semana a ‘Operação Copa das Confederações’. Equipes do órgão estão em diversos pontos de Salvador, orientando os consumidores e turistas sobre os direitos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pelo Estatuto do Torcedor.

Os consumidores podem ainda consultar exemplares do CDC, disponíveis em inglês e espanhol. A primeira etapa da ação, iniciada na semana passada, está sendo realizada no Aeroporto Internacional de Salvador. Durante todo este mês, o órgão estará à disposição dos turistas e demais consumidores da localidade para esclarecer dúvidas sobre o setor aeroportuário como atraso de voos e extravio de bagagens – um dos principais alvos de queixas dos consumidores até o momento.

No final de semana que antecede o São João (dias 21 e 22) outra equipe do órgão ficará no Terminal Rodoviário de Salvador, oito horas por dia, esclarecendo dúvidas dos consumidores sobre esse tipo de transporte e intermediando a resolução dos conflitos.

Jogos

Também será feita ação educativa nos hotéis de grande porte de Salvador, localizados na região central da capital baiana ou em locais turísticos. Essa etapa da operação será realizada nos dias 19, 21 e 29 e abrangerá ainda os pontos de venda de ingresso para os jogos.

O órgão vai distribuir na Arena Fonte Nova, nos dias das partidas de futebol, exemplares do Código de Defesa do Consumidor, cartilhas sobre o Estatuto do Torcedor e outros materiais educativos. De acordo com o superintendente Ricardo Maurício Freire Soares, o Procon estará presente em todos os locais para evitar que práticas abusivas violem os direitos dos torcedores.