Em reunião nesta terça-feira (18), na sede do órgão, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca) elegeu a presidência para o próximo biênio. O novo presidente é o coordenador do Centro de Educação e Cultura Popular (Cecup), Edmundo Kroger, e a vice é a titular da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Moema Gramacho, que foi presidente na gestão anterior.

A plenária acatou a proposta da secretária, de conferir à sociedade civil a presidência e ao governo a vice no mandato de dois anos, garantindo o equilíbrio das forças. “Essa é uma conquista da sociedade, do Estado e do povo. Vamos trabalhar juntos, para que tenhamos condições de atuar em prol das crianças e adolescentes”, destacou Moema.

O presidente do Ceca, Edmundo Kroger, explicou que a atual legislação avançou em dar mais autonomia aos segmentos sociais. "A sociedade civil da criança e do adolescente é um grupo que tem uma construção histórica e vamos trazer ela para o Conselho. Nosso objetivo é juntar os nossos esforços com o dos representantes de governo", afirmou.

Inovação

Os novos conselheiros do Ceca, nomeados no último dia 12/06, tomaram posse em cerimônia realizada segunda-feira passada, no Salão de Atos da Governadoria, com a presença do governador Jaques Wagner. Além de ampliar a composição, que agora conta com 13 titulares e 13 suplentes do poder público e a mesma quantidade da sociedade civil, totalizando 52 membros, a nova legislação do Ceca, sancionada por Wagner em julho do ano passado, possibilitou maior participação dos municípios baianos, com representantes de listas tríplices dos 27 Territórios de Identidade, e mais respeito à paridade entre governo e sociedade civil.