Conhecido dos baianos e turistas que curtem o Carnaval de Salvador, o projeto Guias e Monitores, disponibilizado pela Bahiatursa para prestar informações turísticas, também está funcionando durante o período do São João e da Copa das Confederações. Desde quinta até o meio-dia desta sexta-feira (21), os 166 profissionais que estão distribuídos em pontos estratégicos como aeroporto, rodoviária, hotéis e pontos turísticos já realizaram 2.428 atendimentos.

A maior parte da população que procura o serviço tem faixa etária de 26 a 39 anos – 40%, seguidos dos que têm de 40 a 50 anos – 26%, e dos jovens entre 18 e 25 anos – 16,5%. Depois dos brasileiros, os uruguaios foram os que mais pediram informações, com 7,5% dos atendimentos.

As principais informações solicitadas foram sobre localização (22,9%), hotéis (19%), programação dos festejos juninos (16%), endereços (11,7%) e transporte (11%). Os guias e monitores que participam do projeto foram capacitados com oficinas que incluíram treinamento em ‘bem receber’, orientação de pontos turísticos e informações sobre a Copa das Confederações e o São João.

Além dos idiomas mais comuns como inglês, espanhol, italiano, francês e alemão, o projeto também conta com profissionais capacitados para recepcionar os turistas em russo, mandarim, japonês e croata.

No Aeroporto Internacional de Salvador, os turistas também são recepcionados por duas baianas e um trio de forró que integram o receptivo da Bahiatursa.

Disque Bahia Turismo

O serviço de informações é reforçado pelo Disque Bahia Turismo (DBT), call center que funciona 24 horas em inglês, português e espanhol, e neste período receberá o reforço de idiomas como alemão, francês e italiano. O telefone do DBT é o (71) 3103-3103.