O Vale do Capão, no município baiano de Palmeiras, na Chapada Diamantina, sedia nesta sexta-feira e sábado (12 e 13) a III edição do Festival de Jazz, que reunirá grandes nomes da música brasileira, como o cantor e compositor João Bosco, este ano completando 40 anos de carreira.

Outras atrações de peso também sobem ao palco do festival, a exemplo do músico soteropolitano Letieres Leite, que comanda a Orquestra Rumpilezz, mas na ocasião estará à frente do Grupo Letieres Leite Quinteto, junto com outros artistas locais como Edson e Marcelo Galter, Victor Brasil e Luisinho do Jeje.

Além das duas noites de apresentações musicais na praça e no circo do Capão, o festival oferece, gratuitamente, workshops ministrados por alguns dos artistas participantes, uma forma de criar maior interação entre o público e os artistas.

Conhecido por seus atrativos naturais como a Cachoeira da Fumaça, a Serra do Candombá, o Morrão e a Cachoeira do Riachinho, o Vale do Capão também atrai visitantes de todas as partes do mundo, dispostos a conhecer e conviver com o modo de vida peculiar e alternativo de sua comunidade.

A vila conta com um circo, que é um Ponto de Cultura, uma Feira de Artes e Artesanato, além de comunidades alternativas cultivando uma vida de paz e harmonia com a natureza.

Campanha ambiental

O festival se empenha na promoção de campanhas que garantam o mínimo de impacto ambiental e a conscientização do público para a necessidade de preservação da natureza e respeito à cultura local. A recomendação é evitar o uso de automóvel e chegar até Capão por meio de ônibus ou compartilhar os veículos.

“A campanha ambiental, juntamente com a boa música e a boa produção, fazem do festival um evento realmente diferenciado”, explica o curador e diretor artístico do evento, Rowney Scott. Ele vê a campanha como uma das coisas mais importantes do festival. “Se conseguirmos mantê-lo como um evento conscientizador da necessidade de preservação da natureza, já me sentirei muito realizado”.

Programação

Dia 12 – Shows a partir das 20h
Coral do Capão
Letieres Leite Quinteto
Munir Hossn
Workshops no Circo do Capão, com Kiko Freitas (bateria, às 9h) e Gabriel Grossi (gaita, às 14h30).

Dia 13 – Shows a partir das 20h
GIC (Grupo Instrumental do Capão)
Gabriel Grossi
João Bosco
Workshops no Circo do Capão, com Letieres Leite (universo percussivo baiano, às 9h30) e Munir Hossn (baixo, às 14h30)